Não tome a Sibutramina sem antes ler esse artigo! Saiba todas as informações sobre esse medicamento utilizado para emagrecer.

Vale fazer praticamente tudo em busca do corpo perfeito. Boa parte das pessoas desejam perder peso para ficar com as curvas sem dias. Elas querem ter músculos torneados e uma barriga de tanquinho em poucos dias. Toda essa pressa para conseguir atingir o objetivo tão desejado acaba levando alguns a tomar decisões nada sábias.

Os medicamentes têm sido utilizados de maneira indiscriminada por aqueles que desejam perder peso de forma rápida sem se importar com a saúde. Um deles que está sendo bastante utilizado para que quer perder gordura é a sibutramina. A sibutramina é uma substância muito utilizada em pacientes com obesidade mórbida que não conseguem perder uma quantidade de peso significativa mesmo fazendo exercícios físicos de forma regular ou mantendo uma dieta. Esse remédio se enquadra entre os inibidores de apetite.

O que é Sibutramina

sibutramina

Logo quando foi concebido, sua primeira destinação foi como antidepressivo. A sibutramina (muito conhecida como Reductil) age no hipotálamo cerebral, o qual também controla a fome no indivíduo. Ele tem como um dos mecanismos de ação o bloqueio da recaptação da serotonina, porém teve melhor atuação na diminuição do apetite, principalmente por passar uma sensação de saciedade com menor consumo de alimentos.

Após os médicos descobrirem essa função, eles passaram a usar o medicamento somente para tal propósito. Porém, nem todos os seus efeitos, principalmente os efeitos colaterais, foram claramente investigados, o que causa uma insegurança na população consumidora e nos médicos que prescrevem o remédio.

Hoje em dia, a sibutramina passou para a lista de psicotrópicos anorexígenos, com tarja preta e receita azul numerada. No Brasil é possível encontra o medicamente em duas quantidades: de 10 e 15 mg. Segundo portaria da ANVISA é proibida a ingestão de mais de 15 mg por dia. Como se pode imaginar, a sibutramina só pode ser comprada em farmácias com a apresentação da receita médica, que fica retida nas drogarias e que tem prazo de validade de 60 dias.

Mecanismo de ação

A sibutramina consegue agir na perda de peso de duas maneiras: reduzindo a vontade de comer e diminuindo o gasto energético que costuma estar presente durante a perda de peso. Isso evita que o corpo sinta a necessidade de mais alimentos para suprir a fonte de calorias. O cloridrato monoidratado presente na sibutramina atua bloqueando a recaptação de norepinefrina, dopamina e serotonina. Todos eles são neurotransmissores intimamente relacionados com a sensação de prazer e bem-estar.

Sibutramina